sexta-feira, 7 de junho de 2013

Obesidade infantil: de quem é a culpa?













Estamos enfrentando uma triste realidade: nossas crianças com menos de 5 anos de idade já tem uma expectativa de vida menor que a de seus pais. O título de uma linda música que o Diácono Nelsinho Correa vai lançar no próximo Acampamento Sertaneja chama-se A DOR SEM NOME e fala justamente dessa amarga  situação . É algo tão fora daquilo que Deus planejou para Seus filhos que nem nome tem uma mãe ou pai quando enterram um filho.

Pode parecer cruel a forma como estou abordando o tema, mas sinceramente o que mais vejo no consultório são crianças com uma sentença de morte prescrita, por culpa de seus pais que da mesma forma como tratam sua alimentação, estendem essa irresponsabilidade para a de seus filhos que não tem culpa alguma disso. Ou pior ainda, adultos cada vez mais obesos, frustrados, tristes, deprimidos, pois não conseguem reverter um quadro que teve início na infância por hábitos errados estabelecidos pela própria família.

Já que um pai pode ser denunciado pelo seu filho quando o pune usando métodos até pouco tempo considerados tradicionais, como devem ser encarados os pais que oferecem alimentos repletos de açúcar, sódio e gorduras saturadas que provavelmente irão entupir as artérias dessas crianças no futuro condenado-as a uma obesidade, diabetes, hipertensão que provavelmente a levarão a um infarto, derrame, amputação de perna e até cegueria ? De quem é a culpa? Dos pais ou de uma indústria alimentícia que se preocupa apenas em ganhar mais dinheiro mesmo que seja as custas da saúde de uma população, acompanhada de um governo que faz vistas grossas e veta um projeto de lei que proibiria a venda de alimentos nada saudáveis acompanhados de brindes ?

Enquanto isso nossas crianças estão condenadas e nós pais a assistir esse triste desfecho.  Aqui mais do que um artigo dando boas dicas de nutrição é um desabafo de uma nutricionista comprometida com a vida e que dedica metade de sua jornada de trabalho em voluntariado para tentar minimizar os impactos que essa indústria do mal consegue fazer naqueles que tratamos com tanto respeito por serem as ferramentas com as quais o Senhor deseja contar para construção de Seu reino.

Precisamos nos conscientizar daquilo que estamos fazendo conosco e o pior, estendendo essa irresponsabilidade aos nossos filhos que aprendem conosco e nos imitam por sermos referencias deles. Pense nisso na próxima refeição quando ao invés de um belo prato de arroz e feijão você vai achar mais prático chamar um 0800 e pedir um pizza, bem rica de gordura saturada.

RECEITA PARA MANTER NOSSOS FILHOS SAUDÁVEIS

Deus nos deu tudo que precisamos para manter nossa saúde e de nossos filhos. Basta ler o primeiro capítulo de Gênesis e encontrará receita perfeita para compor seu prato:
legumes, verduras e frutas (3o dia), seguidos muito peixe, aves e ovos se possível orgânicos (5O dia) e pelo menos uma vez por semana carne vermelha (6o dia). Pronto!

Dra. Gisela Savioli
Revista Canção Nova/Junho 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário