quarta-feira, 6 de novembro de 2013

AVEIA - Afinal, pode ou não pode?

Atendendo aos vários questionamentos que tenho recebido aqui no blog, no facebook e no twitter, hoje quero esclarecer sobre o consumo da AVEIA. Afinal, pode usar mesmo contendo glúten? Vamos entender melhor?

Nos rótulos dos pacotes de aveia ou que contem este cereal como ingrediente é obrigado constar CONTEM GLUTEN, pois aqui no Brasil, assim como em vários países da Europa, ela é cultivada e processada juntamente com o trigo ocorrendo o que chamamos de CONTAMINAÇÃO. 

 







Entenda através da imagem a composição do grão de aveia



















A aveia é não é, portanto, indicada para celíacos (quem tem intolerância permanente ao glúten). Inclusive, no início do meu protocolo eu a retiro também dos pacientes. Posteriormente, é o primeiro alimento que reintroduzo, pois é uma excelente fonte de fibras, ajudando imensamente em vários aspectos intestinais, além de conter silício, um mineral importantíssimo para nossas articulações.

Para pacientes que demonstram intolerância, mesmo com essa contaminação, existe a alternativa de comprar AVEIA cultivada e comercializada em seu estado puro, ou seja, isenta de glúten, mas nesse caso tem que ser a importada que pode ser encontrada em lojas especializadas.

Como eu consumo aveia? Das mais diversas formas, mas sempre alternando com outros cereais. Lembre-se que nosso organismo não gosta de monotonia. Flocos de quinua são ótimas substituições.
Uma das mais simples e fáceis que pode servir para seu café da manhã ou um lanche após atividade física é amassada com banana. 
















Igualzinha àquela que vovó fazia para nós! Simplesmente tudo de bom!

Gisela Savioli

2 comentários:

  1. Olá...o caso é que, esta aveia natural, é extremamenta dura e seca e, meus dentinhos, não gostaram...grata!

    ResponderExcluir
  2. Ótima sugestão para acompanhar com frutas.
    Parabéns pelo post!

    Obs.: Dra. saiu um "é" a mais nesta frase: "A aveia é não é, portanto, indicada para celíacos (quem tem intolerância permanente ao glúten)."

    ResponderExcluir