terça-feira, 8 de julho de 2014

Djocovic é bi em Wimbledon!

Tenista número um do mundo dá dicas para uma alimentação sem glúten!
Novak Djokovic venceu Roger Federer por 3 sets a 2, em uma batalha de três horas e 56 minutos, e faturou neste domingo o bicampeonato de Wimbledon. Campeão do Grand Slam inglês também em 2011, o sérvio ainda assegurou o seu retorno ao topo do ranking mundial, deixando o espanhol Rafael Nadal como vice-líder, ao voltar a triunfar na grama de Londres.

Mas, o que muitos não sabem, é que esse grande atleta já passou por muitas batalhas em sua vida, até dificuldades para se estabilizar no esporte, até descobrir o “inimigo” que causava tudo o que ele sentia em seu físico.



Não são só os fanáticos por dieta de plantão que escolheram o glúten como vilão da vez. No livro Server To Win (Editora Evora)– o tenista Novak Djokovic, conta sua história de superação e explica como descobriu que se alimentava da forma errada.
Além de relatar desde a infância na Sérvia sua batalha pelo sonho de jogar tênis, mesmo no meio da guerra que acontecia em seu país, ele conta como a proteína – presente em grande parte dos alimentos, como pães, massas, bolos e até na cerveja – pode afetar seu desempenho físico e até mental.
Mesmo aos 19 anos e aparentemente saudável, Djokovic não atingia o desempenho esperado, tinha desconfortos abdominais, falta de ar, tonturas e sentia como se estivesse preso por concreto ao chão todas as vezes que entrava na quadra para jogar. “Era como se uma força misteriosa esgotasse a energia do meu corpo”, diz o tenista.
Tudo mudou quando descobriu que o grande vilão que prejudicava seu desempenho esportivo era algo simples, presente no seu dia a dia: o glúten presente no trigo. Após fazer vários exames e testes que constataram a intolerância ao alimento, o tenista fez o oposto que a nutrição convencional aconselha, retirou os saudáveis grãos integrais de sua dieta. “Minha vida mudou, porque passei a comer alimentos corretos para o meu corpo, da maneira que ele pedia”.
Dicas primordiais de Novak Djokovic para melhorar seu desempenho mental e físico:
• Tome um copo de água assim que sair da cama. Isso ajuda a eliminar as impurezas do corpo, preparando-o para receber os alimentos do dia;
• Dê adeus ao fast food. Comer rápido pode até parecer uma solução no momento, mas em longo prazo pode prejudicar seu organismo. Daqui pra frente seja adepto ao “slow food”, coma devagar e separe um tempo especial para se alimentar, nada de assistir televisão, ler e-mails e muito menos ficar nas redes sociais;
• Beba água em temperatura ambiente, nunca gelada, pois a baixa temperatura direciona o fluxo sanguíneo para o sistema digestivo, elevando temperatura do corpo e retardando todo o processo de digestão. Isso causa a perda mais rápida de energia;
• Foque na qualidade e diversidade do que se come e não na quantidade de alimentos;
• Dê a seu corpo instruções claras de onde quer chegar, respeite seus limites e mantenha o pensamento positivo.
Onde o glúten se esconde
• Nos pães, é obvio, mas isso inclui muffins, wraps, tortilhas de trigo e até mesmo nos pães não fermentados.
• Massas e espaguetes feitos de trigo, isto é, a maioria das massas;
• Bolos, bolinhos, cupcakes, palitinhos e massas de tortas;
• Bolachas de água e sal, aperitivos salgados e salgadinhos.
• Cereais do café da manhã: até aqueles flocos de milho que parecem não ter trigo, possuem o trigo. Isso inclui cereais açucarados feito para crianças e os considerados saudáveis, industrializados para adultos;
• Bebidas alcoólicas: sim, meu amigo, sua cervejinha possui glúten. Outras bebidas fabricadas com malte, alguns wine coolers e outros tipos de vodca também são destilados a partir do trigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário